TIPS | Dicas para começar a ler em Inglês!

16:53

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, eu reparei que há muitos leitores por aí que querem começar a ler livros em Inglês, mas que não o fazem porque tem milhares de dúvidas sobre o assunto. Por isso, eu preparei algumas dicas (pessoais) para tentar ajudar!




***

1. Não adianta forçar!


Do mesmo jeito que é um saco ler livros em Português por obrigação, ler livros em Inglês não deve nunca ser tratado como uma obrigação. Claro, é legal estabelecer metas, mas não se pressione a nada. Isso, na verdade, só atrapalha (e também pode causar alguns traumas).


2. Escolha bem!


Essa dica é obrigatória nesse tipo de lista, e não é sem motivo. Saber escolher um livro é muito importante e eu não posso fazer isso por você, mas meus critérios geralmente são: 

  • continuações: você quer muito terminar de ler uma série que não está inteiramente publicada em Português? Aproveite para ler na língua original! Você (provavelmente) já estará familiarizada com o universo e os personagens, então já é meio caminho andado! (isso também vale para livros únicos de um autor que você goste muito ;p)
  • chick-lits; esse gênero é bem conhecido por ter uma leitura fluída e um vocabulário fácil. De fato, em alguns casos, é realmente verdade ;)
  • livros repetidos: eu sei que somente pouquíssimas pessoas gostam de reler um livro, mas, pelo menos passar um olho pelas páginas pode te ajudar a se "habituar" ao Inglês. Fora que tem sempre aquele livro favorito que pode ser bem legal de conferir na língua original... ^^


3. Don't Stop!


Ficar parando toda hora para ir "checar" o dicionário vai te atrapalhar e muito na leitura. Lógico, se uma palavra desconhecida se repete várias vezes, você deve sim pesquisá-la. Porém, na maioria das vezes, dá para tentar "adivinhar" só pelo contexto ;)


4. Anote, viva e respire!


Ler algo em Inglês (não necessariamente um livro) vai aumentar, ainda que só um pouco, seu conhecimento da língua. Para não esquecer de nada, eu gosto de anotar expressões e palavras que achei interessante, ou que aparecem frequentemente.


5. Study! Study! Study!


Essa, na minha opinião, é a dica mais importante: Estude Inglês! Eu não estou querendo dizer que você deve se matricular em um escola de idiomas imediatamente ou algo assim, mas não dá para querer ler um livro inteiro sabendo pouco ou nada! Você ficará perdido e confuso. 
A minha sugestão é que, antes de começar a leitura, leia artigos em blogs, materiais didáticos ou até mesmo panfletos! (livros repetidos também são uma boa ideia). Você vai se familiarizar e, ao mesmo tempo, descobrir qual é o seu nível de inglês (mais ou menos).

bônus!


  • duolingo: é um aplicativo de celular para aprender várias línguas! Ele é completamente gratuito e super recomendado para quem quer começar a estudar ou relembrar algumas coisinhas.
  • converse com pessoas que talvez possam te ajudar! Pergunte para professores, amigos ou qualquer um! Tenho certeza que alguns deles não vão se incomodar em responder.
***

Bom, é isso, gente. Eu realmente espero ter ajudado, mas, se restou alguma dúvida, comentem aí embaixo! 

Até mais, pessoas. 
p.s.: deixem-me saber, também, se é uma boa ideia eu listar alguns livros fáceis pata ler.




FACEBOOK // SKOOB // INSTAGRAM

You Might Also Like

16 comentários

  1. Olá. Confesso que eu não tenho muito interesse em ler inglês, más acho que seria importante aprender a ler em inglês e também seria uma experiencia muito boa. Gostei muito das dicas, se algum dia eu resolver ler em inglês eu irei usa-las, achei interessante haha.

    Beijos.
    http://garotadeallstart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente uma experiência muito boa e (na minha opinião) muito importante! Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  2. Acho que assistir filmes legendados ajuda muito, por que assim vc vai escutando e tentando compreender! Isso me ajuda muito no momento da leitura! Beijoo

    quimibeauty.wix.com/quimibeauty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Assistir filmes me ajudou muito na pronúncia e a ganhar vocabulário ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  3. Oi!
    Gostei bastante das dicas, foram bem úteis, até porque quero começar a ler em inglês, justamente para melhorar um pouco meu conhecimento da língua.
    Sim, iria adorar uma lista de livros fáceis para ler.

    Aliás, amei seu layout. Parabéns e sucesso!
    Com amor,
    Gabriel
    Futuramente Herói

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz em ter ajudado e o Inglês é uma lingua ótima *---* quero postar logo uma lista de livros fáceis para ler! Até agora tenho só o rascunho :3
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  4. Faço inglês e alemão no duolingo e amo, simplesmente o melhor site pra aprender outras linguas. Amei suas dicas <3
    Beijos
    Isa Nonemacher

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho! Ele é muito bom mesmo, eu recomendo pra todo mundo ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  5. Boa Noite Juh, Primeiramente Parabéns pelo blog, muito bonito e só por este post, dá pra perceber o cuidado que vc tem em selecionar os conteúdos

    Vamos ao meu comentário
    Faz já alguns meses, quase anos, que comprei alguns livros em inglês tentando me forçar a aprender. Realmente a primeira dica é primordial, se vira obrigação, perde-se o principal intuito que move um leitor: o prazer!
    Anotadas suas dicas e vc conseguiu um espião, rsrsrs

    bjus e sucesso

    Luís Fernando - Muito Além das Aspas
    facebook.com/muitoalemdasaspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos elogios *----* eu espero ter te ajudado a começar a ler em Inglês e minha dica pessoal é: take it easy! Vai com calma, descomplique... Um dia vai "chegar a hora" e será uma experiência maravilhosa ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  6. Sou mediana em inglês, compreendo facilmente o que está escrito e o que ouço o que já é uma base boa. Mas quero muito aperfeiçoar, e o teu post foi uma excelente ajuda! Obrigada!
    xx
    http//diariodeumafricana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu consegui te ajudar! Isso me deixa muito feliz *-*
      Se aperfeiçoar no Inglês é muito importante e, por incrível que pareça, nem tão difícil assim... Boa Sorte!!
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  7. A leitura em inglês é muito prazerosa pra quem esta começando a aprender e gosta! Sempre anoto uma palavra ou outra que tenha esquecido o significado ou não saiba.
    www.meufloral.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Ler em Inglês é uma experiência maravilhosa (pra quem gosta, é claro). Eu também tenho o costume de anotar palavras, acho bem legal pra não esquecer nem nada ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  8. Eu me considero no nível intermediário. Comprei o segundo Harry Potter em inglês (já havia lido o primeiro em português) e não é difícil de entender, mas a tentação de ir no dicionário é muito grande. :(
    www.itsbry.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca li Harry Potter na língua original, mas a minha dica é: se você está gostando e não está achando muito difícil, vai fundo! Sim, a tentação do dicionário é grande mesmo, mas te garanto que é muito melhor sem :)
      Bjs, Juh^^

      p.s.: se tem alguma palavra se repetindo muitas vezes, ou alguma expressão vital para entender a história, procure no dicionário! Mas só nesses casos, hein? :3

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional