O que dizer sobre A Prova de Fogo, o filme??

16:06

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, eu finalmente consegui ir ao cinema e, claro, assistir um dos filmes mais esperados, por mim, do ano! A Prova de Fogo, sequência de Maze Runner (2015) foi uma grande surpresa e, agora, vocês vão saber o porquê.
Diretor(a): Wes Ball
Gênero: Ação, Aventura, Ficção Científica
Elenco: Dylan O'Brien, Kaya Scodelario,
Nacionalidade: EUA
Nota: ★★★★★
Sinopse: Não recomendado para menores de 14 anos

Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.
***
Atenção: Se você ainda não viu Maze Runner — Correr ou Morrer, sugiro que não leia esse post, porque estamos falando da continuação e haverá spoilers.

Antes de eu começar essa resenha, há uma coisinha que as pessoas que ainda não assistiram o filme devem saber: a adaptação é extremamente diferente do livro o que não necessariamente a torna ruim, mas é bom já chegar na sala de cinema sabendo disso. E, claro, manter a mente aberta. Afinal, não quero que aconteça a mesma coisa que aconteceu com Percy Jackson e o Ladrão de Raios/Mar de Monstros.

Ok, agora que já dei o aviso, vamos logo ao que interessa: a resenha.

O enredo do segundo filme é bem diferente do primeiro. Para começar, os Clareanos saíram do Labirinto, porém agora terão que enfrentar as ameças do mundo externo, o que quer dizer, pura e simplesmente, há muitas cenas de ação. Cenas que eu realmente gostei. Elas não foram forçadas e também não ocupam o filme todo. 

créditos | www.foxmovies.com

Outra coisa que também vemos muito desse filme, é a sociedade distópica e todo o cenário que podemos ter uma ideia ao ler o livro. Claro, nenhum deles é o foco e, como já mencionai, o a adaptação e a obra literária tem muitas diferenças, mas, no entanto, fizeram um bom trabalho dando vida ao mundo que tinha imaginado. A caracterização, assim como os efeitos especiais são excelentes. 

Os Cranks também merecem seu lugarzinho nessa resenha. Houve partes assustadoras e, como todo suspense bem feito, me deixou com um pouquinho de medo, sim. As pessoas com fulgor (uma doença) não foram muito abordadas, pelo menos não como foram nos livros, e, mesmo que seja bem fácil deduzir por si só quem são eles, de onde vieram e para o que servem, senti um pouco de falta de uma explicação mais detalhada.   

créditos | www.reelcinemas.co.uk

Agora, sobre a parte mais comentada por aí: o elenco. Todos os atores estão de parabéns, porque conseguiram dar vida aos personagens de James Dashner muito bem. Gostei de como eles conseguiram suavizar algumas partes tensas usando o humor típico de um grupo de garotos, exatamente como ocorre no livro. Inicialmente, eu tinha um pouco de receio por conta dos personagens que são acrescentados nessa sequência (Brenda e Jorge, por exemplo), porém minhas preocupações se mostraram infundadas, já que ambos atuaram  muito bem (com exceção de uma única cena que me incomodou, mas que não vale a pena ser mencionada).

créditos | www.foxmovies.com

O final, como alguns de vocês já devem suspeitar, não é muito semelhante ao livro, no entanto, se você analisar um pouco de longe, perceberá que todos os "ganchos" que ligam A Prova de Fogo com a Cura Mortal (continuação) estão lá. Lógico, há coisas novas e surpresas inesperadas, mas não achei nada muito crítico. E, tirando o discurso clichê que acorre em cada filme, onde o herói vira uma fonte de inspiração e convence todo mundo a fazer o impossível, tudo correspondeu às minhas expectativas. 


Ah, e outra coisa que gostaria de comentar é que, durante o filme, é praticamente impossível para que é fã da trilogia escrita por James Dashner não reparar nas pequenas e sutis referencias aos livros. O nome de um personagem, por exemplo.  

Bom, é isso. Queria dar um elogio especial a Wes Ball (diretor) e a T.S. Nowlin (roteirista) pelo grande trabalho. Obrigado, vocês me fizeram sair do cinema muito feliz;)

Até mais, pessoas.
P.S: Ah, e não se esqueçam de comentar aí embaixo o que acharam de A Prova de Fogo ou, se ainda não viram, o que esperam. Eu adoraria saber. 
P.S²: Esses são os próximos filmes que pretendo assistir: American UltraHotel Transylvania 2. O que acham? Já ouviram falar?

You Might Also Like

10 comentários

  1. Ainda não vi, mas por falta de tempo :'(
    E agora após ver sua crítica ao filme estou mais ansiosa ainda...
    As cenas de ação são as que mais espero, já que a primeira adaptação foi bem parada e meu marido ( companheiro de filmes ) até dormiu assistindo. Então espero que dessa vez ele se empolgue mais hahahah
    Eu ainda não li os livros ( também por culpa do danadinho do tempo) mas em breve pretendo ler.

    Abraço,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A falta de tempo estava me mantendo refém também :( mas eu realmente recomendo o segundo filme, para você e seu marido ;) em Prova de Fogo é mais "como vamos fugir e sobreviver?" do que "quem somos nós?" o que faz toooda a diferença no quesito ação, né?
      Sobre os livros, recomendo que LEIA AGORA!! James Dasher (o autor) é muito bom e eu não consegui largar a trilogia por um segundo até terminar..
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  2. Foi muito bom! Adorei o filme. E os Cranks, ó,tão de parabéns. Tomei cada susto, Juh haha.
    Concordo 100% com sua resenha, que, como sempre, tá maravilhosa.
    Ir ao cinema é tão gostoso, né? Me prometa que você irá mais *olharameaçador*
    XOXO

    PS: James Dashner, NÓS TE AMAMOS!!!

    pratelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi?? Eu admitido que pulei das cadeiras em algumas cenas por causa deles, kk... E ok, eu prometo que vou tentar ir mais no cinema, ainda mais porque tem MILHARESSS de filme na minha Wishlist *---*
      Bjs, Juh^^

      P.S: JAMES DASHNER É UM DIVOOOO <33

      Excluir
  3. Primeiro vou ver o hotel Transilvânia 2...e depois este!!!
    Mas vou ler o livro primeiro porque gosto bastan te de James dasher ;)

    5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muuuito ver Hotel Transilvânia 2 *-------* e recomendo que leia o livro antes mesmo, porque James Dashner é sensacional ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  4. Linda
    estou seguindo o seu blog,como Mary Martins. pode retribuir?
    www.meninadesencanada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi mal, não faço esse tipo de coisa...

      Excluir
  5. Estou louca pra assistir <3 Amei o primeiro filme e, estou bem ansiosa para assistir o segundo haha lindo blog! http://menteliterariablog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio!! O segundo filme é tão bom (quase melhor) que o primeiro *---* te garanto que vai gostar de assistir ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional