Encarcerados, não exatamente terror, mas definitivamente um bom livro

19:20

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, ainda estou devendo um resumo semanal (que vai mudar definitivamente de dia), mas o post de hoje é sobre outra coisa. Recentemente, li o meu primeiro livro — inteiro — da minha TBR!! Sim, estou bem atrasada, mas quem realmente se importa quando Encarcerados, do Alexander G. Smith, foi uma leitura tão sensacional, né? O projeto Outubro, Mês do Horror Despreocupado, está sendo muito bom ;)

Páginas: 294
Editora: Benvirá
Tradução: Magda Lopes
Fuga de Furnace #1
Ano: 2012
Onde Comprar: Saraiva | Submarino
Título Original: Lockdown
Nota: ★★★★★
Sinopse: De um dia para outro, Alex Sawyer passou de valentão a delinquente juvenil. Os trocados arrancados dos garotos na escola já não eram suficientes, e, com a ajuda de seu melhor amigo, Toby, começou a cometer pequenos furtos na vizinhança. Até que uma noite, homens fortes, de terno preto, e um esquisitão usando uma máscara de gás cruzaram o caminho dos dois. Toby foi cruelmente assassinado e Alex, preso e acusado pela morte do amigo. Seu novo lar? A Penitenciária de Furnace, um buraco - literalmente - para onde todos os garotos condenados são enviados, e de onde só é possível sair morto. Com guardas sádicos e criaturas terríveis responsáveis pela segurança, Furnace é o inferno. O lugar é infestado de criminosos - como as perigosas gangues Caveiras e os Cinquenta e Nove - mas também há muitos garotos que, como Alex, foram presos por crimes que não cometeram. Como escapar e provar sua inocência? Em quem confiar? O que na verdade era Furnace: um reformatório? Um depósito? Ou, pior, um laboratório maligno?

***

Bom, o que posso dizer sobre Encarcerados, esse livro que queria ler há séculos? Em primeiro lugar, acho que devo admitir que não sei se posso considerá-lo como terror, exatamente. É bem assustador, principalmente porque, assim como o protagonista, você não entende muito bem o que está acontecendo, até realmente acontecer. Porém, não é um medo completamente aterrorizante, do tipo que não te deixa dormir à noite.

Mas não vou mentir, foi bem difícil escrever essa resenha. Encarcerados é definitivamente um dos poucos livros que me deixou sem palavras e, por isso, tiro meu chapéu a Alexander G. Smith.

Sobre os personagens, acho muito importante mencionar que o autor conseguiu equilibrar muito bem a vulnerabilidade dos garotos com a necessidade de ser forte para sobreviver. O protagonista, por exemplo, tem apenas quatorze anos, mas já precisa encarar sua nova realidade e a possibilidade de talvez passar a vida toda na prisão, encarando o inferno que é a Furnace.

Sobre os secundários, amei ver a aliança que se forma entre Alex, Zê e Donovan. Os três juntos são um grande alívio para o clima tenso da história e possuem um senso de humor surpreendente e ligeiramente mórbido. Apesar de nenhum deles ser muito aprofundado nesse primeiro livro (nem mesmo o protagonista), ainda há duas sequências que estão me deixando muito ansiosa.

Não há muito o que dizer do enredo, sem mencionar o modo de escrita do autor. Adorei como ele deixa pistas do que pode acontecer nos próximos capítulos, porque me prendeu à leitura e, consequentemente, me fez terminar o livro apenas algumas horas depois de começar. Alexander também poetiza algumas falas dos personagens, o que me fez divagar um pouquinho sobre o estado de sanidade deles, mas nada demais.

Créditos | Não Se Preocupe Com Isso

Como disse antes, não acho que posso classificar o livro como terror, porque não chegou a me aterrorizar, mas como o intuito do projeto é começar devagar nesse gênero literário, Encarcerados é uma boa recomendação para todos que, assim como eu, são "novatos".

Na verdade, o que realmente dá um ar assustador para história é o quão descritivo algumas coisas são. Os monstros, os relatos, as experiências são tão incrivelmente detalhadas ao ponto de te perturbar e, por isso, o livro recebe cinco estrelas sem nem pensar duas vezes.

Créditos | Não Se Preocupe Com Isso

Então é isso, gente. Essa foi a primeira resenha do projeto e acho que é seguro dizer que vocês podem esperar por mais em breve. Não se esqueçam de participar do sorteio do livro A Menina Submersa que ainda dá tempo ;) 

Até mais, pessoas.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Foi uma surpresa quando eu li, eu confesso.
    E sim, acho que o terror vira psicológico, ai as descrições do autor <3

    Abraço

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vira mesmo;) as descrições do autor são maravilhosas, né? *---*

      Excluir
  2. Querendo ler esse livro pra ontem!!!!!!!!
    Sério :D Preciso !!!
    Amei a resenha e me deixou ainda com mais vontade de ler.
    Essa capa e a sinopse me deixaram babando de curiosidade pelo livro.
    Indo por topo da WishList em 3, 2, 1
    PS: Amei as imagens, vocês são demais :)

    Abraço e Bons Livros Sempre,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LEIAAAA!! Encarcerados é sensacional *0* e fico muuito feliz que tenha gostado das imagens ^^
      Bjs, Juh

      Excluir
  3. Olá! Estamos com o mês de horror lá no blog e adorei conhecer um que corra um pouco para este lado, pelo que li não é tanto mas mesmo assim intrigante. Adorei a dica!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, mesmo que seja seja mais um terror psicológico... Suuuper recomendo ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  4. Curti o texto, vou procurar ler. Nunca li algo do tipo, mas adoro filmes do tipo - Shawshank Redemption, Escape from Alcatraz, etc -. Mas falando sobre a capa, é impossível não se lembrar de Doctor Who, já assistiu? Recomendo, haha.

    Abraço!
    www.quadro42.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escape From Alcatraz é um filme sensacional *---* e o livro também tem um pouco dessa pegada (em Inglês, o nome da série é Escape From Furnace), mas é um pouco mais jovem (os personagens são criancas)...
      Sobre Doctor Who, morro de vontade de assistir, mas o número de temporadas me assusta, hahaha...
      Enfim, recomendo muuuito que leia Encarcerados, o livro é muuuito bom!
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  5. Tinha visto alguém falando muito bem desse livro e a sua resenha me interessou muito!!! Parece ser bárbaro! Preciso comprá-lo urgentemente. Além de que o assunto é algo que gosto.
    E o que dizer dessa capa linda?!
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muuuuito bom e eu suuuuper recomendo *-----* A capa também é um excelente bônus, ainda mais porque acho as brasileiras melhores que as originais ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional