5 Animações de Terror para Entrar no Clima...

17:00

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, eu amo de paixão animações em geral. Porém, para entrar ainda mais nesse clima de "Outubro, Mês do Horror Despreocupado", decidi listar cinco delas (quatro longas e um curta-metragem) consideradas adeptas ao gênero Terror. Mas, não se assustem, porque elas são voltadas para o público infantil, além de possuírem traços de humor, o que suaviza um pouco a tensão. 


***

Vincent (1982)

Sinopse: O pequeno Vincent Malloy sonha em ser como seu ídolo, Vincent Price e acaba se perdendo em meio a macabros devaneios que incomodam sua mãe. (tradução livre).








O curta Vicent foi a primeira animação do extraordinário Tim Burton, mas só recentemente fiquei sabendo de sua existência. Após seis minutos muito bem gastos, só tenho uma coisa a dizer: perturbador


O Estranho Mundo de Jack (1993)

Sinopse: Jack Skellington (Chris Sarandon) é um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano organizando o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack se mostra cansado de fazer aquilo todos os anos. Assim ele deixa os limites da Cidade do Halloween e vagueia pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até um tipo festividade. Jack acaba atravessando o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalino. Ao retornar para a Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Papai Noel (Edward Ivory) e fazerem seu próprio Natal. Apesar de argumentos fortes de sua leal namorada Sally (Catherine O'Hara) contra o projeto, o Papai Noel é capturado. Mas os fatos mostrarão que Sally estava totalmente certa.
Apesar de ter mais de vinte anos, o longa dirigido por Henry Selick e produzido por Tim Burton ainda tem o seu charme. O primeiro stop-motion de muitos nessa lista nos apresenta ao icônico protagonista Jack que, junto com seus sinistros companheiros da Cidade do Halloween, pode ser considerado um clássico. Pelo menos no que diz respeito à minha opinião...


A Noiva-Cadáver (2005)

Sinopse: Em um vilarejo europeu do século XIX vive Victor Van Dorst (Johnny Depp), um jovem que está prestes a se casar com Victoria Everglot (Emily Watson). Porém acidentalmente Victor se casa com a Noiva-Cadáver (Helena Bonham Carter), que o leva para conhecer a Terra dos Mortos. Desejando desfazer o ocorrido para poder enfim se casar com Victoria, aos poucos Victor percebe que a Terra dos Mortos é bem mais animada do que o meio vitoriano em que nasceu e cresceu.

Quem nunca ouviu falar de A Noiva Cadáver, não é? Dirigido por Tim Burton e Mike Johnson, o longa-metragem me deu medo durante uma boa parte da minha infância. A direção de arte está de parabéns pelo clima azul-cinza-e-preto, bem diferente do habitual colorido e também pelo stop-motion que, para meu eu-criança, foi inovador. 


Coraline e o Mundo Secreto (2009)

Sinopse: Entediada em sua nova casa, Caroline Jones (Dakota Fanning) um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a uma outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.

Mais um stop-motion na lista! Posso garantir que não será o último (no fim, quem não gosta desse estilo maravilhosamente lindo?), mas Coraline é certamente um dos melhores longas que já assisti. A animação é uma adaptação de um livro do Neil Gaiman, que também escreveu o roteiro do filme junto com o diretor, Henry Selick (lá de Estranho Mundo de Jack), e, sem dúvida, é o pacote completo: assustador, deslumbrante e reflexivo.


Frankenweenie (2012)

Sinopse: Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.

Dessa vez o longa (também em stop-motion) é um remake dirigido pelo já mencionando antes, Tim Burton. Frankenweenie é assustador, mas tem algumas partes engraçadas. Definitivamente, o que mais chama a atenção é o fato de que o filme é inteiramente em preto e branco, coisa que você não vê mais tanto assim... 

***

É isso, gente. Eu adorei fazer essa lista e espero que vocês gostem dessas indicações tanto quanto eu. Infelizmente, tive que deixar de fora outras animações muito boas como Paranorman (2012), A Casa Monstro (2006) e Alma (2009), por motivos de quem-sabe-uma-parte-dois, então comentem aí em baixo se querem ou não, ok? 

Até mais, pessoas. 
P.S: Ainda dá tempo de participar do sorteio do livro A Menina Submersa!

You Might Also Like

26 comentários

  1. Confesso que morria de medo de asstir coraline... haha

    ResponderExcluir
  2. Já vi alguns mas a noiva cadáver e o meu favorito. Que história linda , amo mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma história muito bonita mesmo!! Acho um dos melhores da lista *----*
      Bjs, Juh

      Excluir
  3. Tim Burton tomando conta, claro hahaha Amo as animações dele! E quando vi Coraline pela primeira vez pensei que fosse dele também, achei o estilo bem parecido. Mas eu acho que o livro é um pouco mais macabro que a animação.
    Lista maravilhosa, adoro todas <3

    http://sobrelivroseletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tim Burton arrasa em animações asssim e, depois de ver Coraline, pensei a mesma coisa!! Mais o Henry Sellick, diretor do filme, é também muito bom ;)
      Sobre o livro, ainda não tive a oportunidade de ler :( mas está na minha lista de próximas leituras...
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  4. Gosto de todos,mas para mim A noiva cadáver é o melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Noiva Cadáver é realmente um filme muito bom, mas eu tenho q ser imparcial, hahaha ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  5. Adorei as dicas, vou conferir as animações que ainda não vi, em especial Coraline, que li anos atrás (um tempo considerável antes de lançarem a animação) e até agora não arrumei tempo para assistir, inclusive recomendo o livro!

    Abração!
    www.quadro42.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero muuito ler o livro de Caroline, mas nunca consigo :( de qualquer forma, o filme é S.E.N.S.A.C.I.O.N.A.L *0*
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  6. Adoro todas, já vi todas, mais de uma vez até, mas a noiva cadáver ganha o meu coração...eu tenho um DVD, é até meio antigo, mas quando coloco sei cantar todas as músicas kkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk, A Noiva Cadáver é um filme muito lindo e realmente um dos meus preferidos também!! Eu não sei cantar tooodas as músicas, mas estou quase lá, hahaha ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  7. Animação é uma coisa tão mágica, né Juh *---*
    Bateu uma nostalgia aqui! Acho q vou rever esses desenhos delicinhas de novo um dia desse.
    Vale a pena <3
    Beijos, Juh!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo *---* não importa a sua idade! Todos esses filmes fazem parte da minha infância e preciso matar a saudade também ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  8. Voto em Coraline, pois amo Neil Gaiman. Apesar de o livro ser bem melhor, a animação também é muito boa!

    https://ondevivemashistorias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muuuito ler o livro!! Mas amoo o filme de paixão <33
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  9. Coraline realmente dá muito medo, confesso que foi um dos filmes que eu nunca tive CORAGEM de terminar, acredita? Mas já quero mudar isso!

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro da primeira vez que assisti, Dani!! Também fiquei MORRENDO de medo!! Mas animação é muuuuito boa e vale a pena aguentar até o final ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  10. A noiva fantasma é <3
    Amo esse filme, posso dizer que é a animação que mais gosto até hoje.
    Tenho muita vontade de ver Coraline, sempre falam que é muito amedrontador, por isso vou empurrando rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A NOIVA FANTASMA É <33 MESMO *--* é uma das minhas animações preferidas ;)
      Sobre Coraline, dá sim um pouco de medo, mas o filme vale muuuito a pena *0*
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  11. Não pode faltar o maravilhoso Tim Burton, sou apaixonada por ele e seus filmes e animações.
    Eu e meu vício chamado Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tim Burton é mesmo extraordinário, né?? Eu A.M.O. tudo o que esse homem faz, hahaha ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  12. Olá!
    Gente, tenho um post parecidíssimo no meu blog, haha. Vincent eu assisti quando comprei minha versão deluxe de O Estranho Mundo de Jack, minha animação musical favorita ♥
    Frankenweenie e o amor pelo cãozinho ;---; ai, gente. Que animação perfeitinha!
    A Noiva-Cadáver é bem diferente tbm. Tem uma belíssima arte. Ainda quero assistir em blu-ray...
    E Coraline é o filme "infantil" mais macabro que já assisti????? Não entendo como pode ser classificado LIVRE, enquanto ParaNorman é pra 10 anos LOL (provavelmente por causa da pequena reviravolta no finalzinho com o rapaz fortinho)
    Enfim, amei as suas escolhas!
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Um post parecido?? Pq agora eu TENHO que dar uma olhadinhas, hahaha ;)
      Enfim, todos os filmes (longas e curtas) são sensacionais, não são?? O Estranho Mundo de Jack também é a minha animação musical preferida!! E Coraline é definitivamente bem macabra para a classificação LIVRE, mas tudo bem... Eu perdoo por ser muito bom ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional