Boneca de Ossos, fantástico e assustador...

15:06

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, eu prometi à vocês no post anterior que iria ler mais em Setembro, não é? Bom, promessa cumprida, porque hoje, eu vim aqui para resenhar um livro surpreendende (e bem diferente) em muitos aspectos. Palmas para Boneca de Ossos, da Holly Black. 

Autor(a): Holly Black
N° de Páginas: 224
Editora: #irado
Tradução: Bárbara Menezes 
Livro Único
Ano: 2014
Título Original: Doll Bones
Nota: ★★★★★+♥
Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam.
Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo...
Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio.
Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram... A missão se transforma em uma jornada de arrepiar.
Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos?
Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos?
Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

***

A história é sobre Zack, Poppy e Alice. Três amigos que compartilham um mundo só deles, onde piratas, sereias e ladras existem e tudo, absolutamente tudo, gira em torno da Rainha, uma boneca de ossos aparentemente inalcansável. O problema é que, quando libertada de sua Torre de Cristal, coisas estranhas começam a acontecer. 
Holly Black reúne mistérios, assassinato, aventuras e ilustrções numa obra que promete agradar à todas as idades. 

Para começar, eu nunca fui muito fã desse gênero literário — na verdade, eu nunca li livros nem remotamente assustadores — mas, como ja conhecia a autora e ela não me decepcionou em A Menina Mais Fria de Coldtown, resolvi arriscar e, ainda bem que fiz isso, já que Boneca de Ossos foi tudo o que eu esperava, e ainda me surpreendeu mais um pouco. 

Os personagens, para começar, são três crianças (ou pré-adolescentes) de doze anos e, incrivelmente, não me decepcionei com eles nem uma única vez, como ocorre frequentemente. Eles não são dramáticos ou bobos, nem chatos ou imaturos (pelo menos não considerando sua idade). A história é narrada em terceira pessoa, com foco principal no garoto Zack, mesmo que os três sejam os protagonistas. 

instagram @juhmiy


Para ser justa, tenho que admitir que nem todos os personagens me agradaram. entendo que não posso ficar realmente brava, mas ainda guardo ressentimentos da Alice. O porquê? Vocês vão ter que ler para descobrir. 

Sobre o enredo, invertendo um pouco, não tenho muito o que dizer. A história é organizada muito bem em começo, meio e fim (o final é bem compreensível, apesar de eu ter desejado saber um pouco mais sobre o trio que tanto gostei). Há sim, partes assustadoras, porém são poucas e bem sutis. O que é um ponto positivo e tanto se você, assim como eu, ainda não se decidiu se gosta ou não do gênero. Só há um único fio solto que me deixou confusa. Se a boneca era tão preciosa para a Mãe, qual é a reação dela após o término da história? Não é mencionada, infelizmente.  

Outra coisa bem interessante é que a autora — mais uma vez, palmas à ela — conseguiu me deixar sempre em dúvida. Não posso contar exatamente como ou a justificativa, mas garanto que vocês irão adorar. 

A leitura é bem rápida, mas, não se engane, porque, mais ou menos como aconteceu comigo, você vai entrar na história e os personagens que, mesmo sendo provavelmente muitos anos mais jovens, são excelentes companhias. 

Bom, pessoas, essa é a minha resenha. Não faço ideia se o livro é conhecido ou não, mas, de qualquer forma, comentem aí embaixo se já leram ou não, se gostaram ou não. 

Até mais, pessoas.
P.S: Ah, e uma última coisinha: sou nova nesse gênero literário, então... Sugestões??

You Might Also Like

0 comentários

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional