10 Livros Que Parecem Plágio (ou quase isso...) *ATUALIZADO*

13:10

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, depois de fazer vocês esperarem um pouquinho (isso já está se tornando um hábito) finalmente voltei e resolvi, meio que de última hora, listar 10 Livros Parecidos (o que totaliza cinco pares)Livros que, se alguém te contar um pouco da história, ou se você ler a sinopse em algum lugar, vai realmente achar familiar, senão igual a outro. Topam?


Só para deixar claro, não estou julgando ou acusando ninguém de plágio. Na verdade, todas as obras citadas foram escolhidas porque, além de serem semelhantes, são boas (pelo menos de acordo com o censo geral). E, também, pode ser que você tenha lido algum dos títulos e não concorde comigo, porém, tente pensar como se não conhecesse nada, como se fosse a primeira vez que ouvisse falar, ok?

Enfim, eu criei uma sinopse para cada "dupla" que, basicamente, serve para as duas histórias. É mais ou menos como provar meu ponto, ou algo assim... Vocês podem conferir a sinopse original de cada um apenas clicando nos links da legenda, ok?

*** 

Sombra e Ossos e A Rainha Vermelha


aqui e aqui

Uma menina sem muitas esperanças para o futuro vive em uma realidade divida entre aqueles que possuem magia sobrenatural e meros plebeus. Só que, numa reviravolta, seu poder acaba sendo descoberto. 
Agora, em meio a todos os problemas que esse novo mundo pode trazer, só há uma coisa a se fazer: não confiar em ninguém. 


Os Delirios de Consumo de Becky Bloom (o filme) e No Mundo da Luna 


aqui e aqui

Ser jornalista é uma coisa difícil. Nossa protagonista sabe bem disso, tanto é que, quando a oportunidade de escrever uma coluna em uma revista, mesmo que não sabendo nada sobre o assunto, surge, ela não a recusa. Porém, como se não bastasse ter que planejar cada artigo com perfeição para que ninguém perceba, ela ainda vai ter que tomar cuidado para não se apaixonar pelo Chefe.


Onde Deixarei Meu Coração e Apenas Um Dia


aqui e aqui

Uma menina comum e sem graça é surpreendida com uma viajem inusitada. Mas, quando nem tudo está saindo como o esperado e a decepção começa a tomar conta, nossa protagonista decidi fazer uma mudança de última hora e vai para Paris, a cidade do amor. Então, em meio a aventuras e um possível romance com um certo viajante, ela talvez descubra mais sobre si mesma do que jamais imaginou.


Crepúsculo e Hush Hush


Nossa protagonista é o tipo de garota que prefere o silêncio à festas de sábado à noite, o tipo de adolescente responsável que nunca imaginou algum tipo de emoção para o futuro. Então, quando conhece seu novo parceiro de laboratório, sabe que tem que ficar longe, porque tudo nele grita perigo. Mas, de uma hora para outra, todos os acontecimentos estranhos que vem ocorrendo parecem ter a ver com ele. Será que é realmente seguro afastá-lo? Ou ele pode realmente lhe contar um segredo que mudará sua vida para sempre?


Harry Potter e a Pedra Filosofal e Percy Jackson e o Ladrão de Raios


aqui e aqui
(esse item eu não concordo totalmente... Mas, depois de analisar friamente e esquecer todo esse negócio de bruxos/semideuses, até que ambos os livros são bem parecidos...)
Nosso protagonista é uma criança que de repente se vê em uma situação surreal. Um novo mundo fantástico abre as portas para ele e agora, não há mais volta. Junto com mais dois amigos, uma aventura repleta de monstros, magia e cenários inimagináveis o espera.


BÔNUS


O bônus dessa lista vai ser um pouco... diferente. Ao invés de indicar um livro, os próximos nomes são de séries. Para ser sincera, elas não são exatamente parecidas. Quem já começou a assistir ambas concordam comigo quando digo: não tem nada a ver.

Porém, se vocês lerem a sinopse, provavelmente vão achar o contrário. Eu achei, pelo menos.


Orphan Black e Sense8


aqui e aqui

Um grupo de pessoas espalhadas ao redor do mundo estão ligadas. Ninguém sabe o porquê e nem como, mas definitivamente o número de coincidências não é normal. 
Como se não bastasse, há gente tentando achá-los. Nem todos estão interessados em ajudar, mas, ao que parece, ninguém tem escolha alguma.

***

Então é isso, gente. Gostaram? Não? Comentem do mesmo jeito, ok? Ah, e eu já ia esquecendo, se vocês gostaram de um livro da lista, podem ler o outro como indicação, viu? Não tem problema nenhum porque eles não são tããão parecidos assim... 

Antes de eu fechar essa lista, tem umas coisinhas que eu queria mencionar. A primeira é que o blog Rehab Literária (parceiro do Não Se Preocupe) tem uma série de posts bem bacana chamada Se Gostou, Então Tente e eu suuuper recomendo. A segunda é que o Pratelivros (outro parceiro do blog) escreveu um artigo com dicas para ajudar quem foi para Bienal. O que, infelizmente, não aconteceu comigo. 

Até mais, pessoas. 

You Might Also Like

10 comentários

  1. Achei muito interessante o post, mas ainda não li nenhum desses livros. Pelos conhecimentos que eu tenho desses livros, realmente tenho que admitir que você tem razão...
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de parecidos, tenho certeza de que você gostar de pelo menos um deles, Maria Luiza! De acordo com o censo geral, pelo menos, todos são muito bons...
      Bjs, Juh ^^

      Excluir
  2. Fiquei curiosa em ler Onde Deixarei Meu Coração e Apenas Um Dia! Hush, hush e Harry Potter são amorzinhos <3 haha Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post!! Hush Hush é muito bom e Apenas Um Dia é sensacional!! Pelo menos para quem gosta de viajar... *----*
      Bjs, Juh.

      Excluir
  3. Adorei o post, Juh!
    Nunca li Crepúsculo, então não tenho o que falar, mas tenho certeza de uma coisa: Hush Hush é amooor haha

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi, Gabi! Que bom que gostou do post! Estava querendo fazer algo assim há um tempinho... Hush Hush é muuuito melhor que Crepúsculo, mas, apesar de um monte de gente dizer o contrário, eu acho a série boa, kkk... Claro, não a melhoor do mundo, mas ainda assim...
      Bjs, Juh ^^

      Excluir
  4. Já li três dos livros acima: Crepúsculo, Hush Hush e Percy Jackson, amei todas as séries, mas acho que Hush Hush é mais parecido com Fallen, pelas histórias terem anjos e tudo mais. Muito bom o post.
    Tenha uma boa semana.

    Blog: Cores de Outono
    Instagram: @neldioliveira
    Fanpage: Cores de Outono

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você no quesito "amo todas as séries" ;) mas sobre Fallen, todo o enredo é beeem diferente... Tipo, se você tirar os Anjos, os dois livros tem praticamente nada em comum...
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  5. Pra mim é bem delicado essa coisa de plágio, considero que na literatura pra ser plágio deve ser algo descarado ou que assemelhe em muitos aspectos pois existem vários gêneros e não podemos falar que Divergente é plágio de Jogos Vorazes (já ouvi isso) apenas por serem do gênero Distopia. Não concordo em nada com quem diz que Harry Potter é plágio de Percy Jackson pois a semelhança e meramente o fato do personagem ser masculino e se ver em um novo mundo. Se for assim muuuuuitos outros livros seriam considerados plágio.
    Mas enfim, adorei o post, beijão :)

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. No fundo todas as estórias se parecem. A magia acontece com a escrita do autor, uns envolvem muito mais. Como vc colocou na lista Crepúsculo e Hush Hush, a protagonista do primeiro não evolui, não muda, já a da segunda é gritante ver como os acontecimentos mexeram com ela. Confesso que achava a Nora chatinha no primeiro, mas é inegável o amadurecimento dela no final.
    Agora do Sense 8 e Orphan Black... só a sinopse mesmo, porq o Sense 8 é amor ao cubo. rsss

    www.clubedaquelelivro.com

    ResponderExcluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional