+1 Livro em Inglês, Resenha Tripla e Jenny Han

17:54

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, vim aqui para resenhar uma Trilogia que me enlouqueceu todo o fim de semana, Olho por Olha, das autoras americanas Jenny Han e Siobhan Vivian.

O motivo de eu estar escrevendo sobre esses três livros juntos e não separados é bem simples: eu os li muito rápido. Em menos de vinte e quatro horas, já tinha acabado e, por isso, vi a história inteira como uma coisa só e nem tenho certeza se consigo escrever sobre cada um individualmente. Mas relaxem, porque esse post é completamente livre de spoilers, ok?

Páginas: 320, 410, 400
Editora: Novo Conceito
Tradução: Camila Werner
Trilogia Olho Por Olho

Tempo de Leitura: 1 dia
Ano: 2012 à 2014 
Título Original: Burn for Burn, Fire With Fire, Ashes to Ashes
Nota: ★★★★★

Sinopse: Olho por Olho - Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um estúpido da escola que a humilhou desde que você era pequena…
Alguma vez você já sonhou em envergonhá-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lillia e Mary em Olho por Olho…
No entanto, de um exercício de malícia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo do “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, em que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender — se possível — os verdadeiros motivos que transformaram estas três meninas. 
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!

***

A Trilogia inicia em Olho Por Olho e nos apresenta à três garotas: Lilia, Kat e Mary. Apesar das diferenças (uma certinha, uma badass e uma novata), todas elas são unidas por uma coisa: vingança.
Lilia não pode acreditar que seu amigo mais leal a traiu dessa forma. Kat quer finalmente por um fim em sua relação perturbada com sua ex-melhor amiga. E Mary voltou a cidade com um único objetivo: fazê-lo sofrer. 
Porém, quando o plano cuidadosamente planejado passa de brincadeira a algo muito maior, a culpa não será o suficiente para concertar as coisas.

***
A primeira coisa que devo mencionar é que realmente me surpreendi. Esperava algo um pouco mais vingancinha-de-meninas-mimadas, mas acabei encontrando algo muito, muito melhor.

A primeira protagonista, Lilia, é o tipo de garota perfeita. Não exatamente arrogante, não exatamente invisível e definitivamente uma excelente personagem, mesmo que eu tenha ficado com um pouco de raiva por conta de algumas coisinhas. Ao longo dos três livros, ela amadurece e também passa por poucas e boas. No início, achei que ela seria só mais uma apagadinha na história, mas, no final, mudei completamente minha opinião.

A Kat, com certeza minha personagem preferida, tem uma personalidade um tanto forte e uma arrogância divertida. Os capítulos narrados por ela são os mais interessantes, também. Só lamento o fato de os grandes acontecimentos não girarem em torno dela, o que acabou tornando a protagonista um pouco secundária.

Agora, a Mary, a terceira e última personagem principal, é um assunto um pouco mais delicado. Apesar de haver bastante coisas relacionadas à ela nos três livros, somente no terceiro comecei a realmente me interessar pela protagonista de verdade. Elizabeth Mary Zane sabe muito bem um entreter leitor, pelo menos depois de uma ajudinha.


Sobre os personagens secundários, e as vítimas do inocente plano de vingança, mudei de opinião muitas vezes e te garanto que você também vai. Informações sobre eles aparecem gradativamente e reavaliar seus pensamentos é algo constante.

Ah, e também temos os garotos. Como sempre, a Jenny Han não me decepcionou no quesito "par romântico", porque eu os adorei. Até mesmo aqueles que não terminam com ninguém.

Porém, infelizmente, tive um problema com o romance em si. Na verdade, meio que a falta dele. Sim, há um casal principal que fez tudo valer a pena. Mas, não, não há nada além disso. Os relacionamentos paralelos à esse são passageiros e não muito abordados, o que me deixou meio triste. Muito injusto com as outras protagonistas. Ainda mais porque, no ultimo volume, tive a impressão de que as relações construídas nos livros anteriores foram um pouco abandonadas...


Sobre o enredo, o início de toda a história é um pouco confuso, mas acho que podemos culpar as três narradoras diferentes, é um pouco difícil de se acostumar, principalmente quando elas estão em lugares destintos e as vezes até a cronologia é desigual. No entanto, de uma coisa não tenho do que reclamar: durante os três livros, as autoras não deixaram a peteca cair. A leitura continua constante e até mesmo acaba se tornando uma ligeira obsessão.

O final me deixou com um gostinho de quero mais e isso tem a ver com outro problema (que não é necessariamente um problema): o epílogo é completamente insatisfatório. Sim, eu entendo que eles se formaram e cada um seguiu um futuro diferente, mas sério? Por que fazer isso comigo? Minhas esperanças sobre possíveis desfechos foram destruídas.

A escrita das autoras também são um ponto alto da história. Elas conseguem equilibrar bem o humor com o drama, o romance e a ação. Dá sim para perceber a influência de cada uma nos capítulos e também pela diferença entre o modo de pensar dos personagens. Achei que essa foi uma excelente parceria.

Jenny Han & Siobhan Vivian (pulseit.com/) 


Bom, é isso, gente. Estou muito feliz comigo mesma porque li o último, Ashes to Ashes, em Inglês e foi realmente muito bom fazer isso novamente. Já resenhei um livro da Jenny Han antes e você pode conferi-lo aqui. Se você gostou do que acabou de ler e quer tentar os livros, vai em frente! Mas depois volta para comentar o que achou, viu? Estou necessitando conversar com alguém sobre essa trilogia...

Até mais pessoas.

You Might Also Like

12 comentários

  1. Oi, Juh! Eu vi Olho por Olho lá na Bienal com um preço ótimo, mas n sabia se era bom e acabei n levando. DROOOOGA! Haha. Com essa sua resenha maravilhosa meu arrependimento tá me consumindo aqui >.<. Preciso comprar!
    PS: Parabéns por outra leitura em inglês!
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!! Eu recomendo MUUUITO essa trilogia e sinto muito por você não ter comprado... Mas é q eu também nem tinha lido na época que você foj e tals... Anyway, muuuito obrigada!! Eu estou muito feliz comigo mesma, kkk...
      Bjs, Juh.

      Excluir
  2. Confesso que não conheço essa trilogia, mas sua resenha foi bem instigante.
    É muito bom encontrar alguém que também curte ler em inglês... eu AMO!!! Leio quase tudo em inglês :)
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Tatiana!! Olho por Olho é muuuito bom e também é bem fácil de ler, kkk.. Eu ainda estou começando minha vida como leitora de livros em Inglês, mas já AMMMMOOOO espero um dia também conseguir ler quase tudo ;)

      Excluir
  3. Não sou fã de romance, mas já que você acabou em menos de 24hrs deve ser bom mesmo, hahaha, irei indicar para quem gosta do gênero, com certeza :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza!! Desenvolvi um (nem tão) leve obsessão por essa trilogia e suuuuper recomendo... Mesmo para vc que n curte romance, dá para tirar alguma coisinha dos livros, kkk...
      Bjs, Juh^^

      Excluir
  4. Por um tempo eu fiquei super interessada nessa trilogia, mas depois de ler algumas resenhas negativas eu acabei deixando de lado. Gostei bastante da sua opinião, me deu até vontade de colocar na lista de desejados de novo! Haha quem sabe pro ano que vem... Beijos, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenhas negativas?? Sério?? Quem é o louco q não gostou?? OK, de qualquer forma, a trilogia inteeira vale muito a pena e com certeza merece entrar para a sua listinha de desejados de novo!! Fico muito feliz que você gostou do post e te garanto q não vai se decepcionar, ok??
      Bjs, Juh ^^

      Excluir
  5. Sou louca por ler esses livros, socorro! O que mais me chamou a atenção foi o título, mas fiquei mais curiosa ainda depois da resenha, hehehehe! :D

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. LEIALEIALEIALEIA!! O título é mesmo chamativo e te garanto que a leitura vai ser sensacional!! Super recomeeeeendo ^-------^
    Bjs, Juh

    ResponderExcluir
  7. me lembrou pretty little liars hahah mas gostei bastante e já quero ler *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é muito parecido não... MAS, caso for ler, te garanto que vai gostar ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional