A 5ª Onda Veio e Me Devastou parte II: A Resenha

22:35

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então. leeeembram que há muito tempo atrás eu prometi uma resenha de a 5ª Onda, do Rick Yancey? Bom, de qualquer forma, vim aqui cumprir a minha promessa. Estão prontos? 


Autor(a): Rick Yancey
N° de Páginas: 368
Editora: Fundamento
Tradução: Edite Siegert SciulliQuinta Onda #1
Ano: 2013
Título Original: The 5th Wave
Nota: ★★★★★+♥
Sinopse: Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.

***
A 5ª Onda é uma das únicas distopias que realmente levei a sério. Num nível totalmente novo, pelo menos para mim, o autor nos engana com uma proposta superficial de ficção científica, quando na verdade está nos dando uma lição importante sobre humanidade. Rick Yancey nos apresenta à um mundo destruído por Ondas que mataram bilhões de pessoas, um lugar onde a Invasão Alienígena é tão real quanto qualquer outra coisa.  

O enredo surpreendente e emocionante consegue simplesmente nos entreter e, ao mesmo tempo, também nos fazer refletir sobre certas coisas. Não há nada nem remotamente maçante e, até mesmo para aqueles que não entendem/curtem sci-fi, o livro pode ser sensacional. Os capítulos narrados por diversos personagens não deixam a história confusa e, na minha opinião, até ajuda a melhor compreender cada um. Minha única reclamação é que, no início do livro, demora um pouco até haver alguma ação, mas de jeito algum a história se torna entediante, como ocorre na maioria das vezes. 


Sobre os personagens, individualmente, tenho que admitir que todo mundo tem consciência de seu papel na trama. Não há nenhum aspirante-a-herói, ou protagonista inútil, algo aparentemente inédito. A introdução de cada um também não é forçada (outro ponto positivo) e nem a personalidade (novamente uma coisa única). 

Sobre o romance, (sim, há romance, apesar de não ser o foco) devo dizer que não achei clichê. Mesmo sabendo que provavelmente houve algumas partes previsíveis, não consegui achar nada que tivesse realmente alguma importância. 

Sobre o modo de escrita do autor, não posso deixar de comentar que A 5ª Onda agora é uma das minhas distopias preferidas, porque realmente se dispôs a fazer exatamente isso: ser uma distopia. Houve adições de alguns outros gêneros, claro, mas o foco principal ainda é o mundo distópico. 

Estou muito ansiosa pela continuação, o Mar Infinito, porque simplesmente não posso ficar sem acompanhar a sequência dessa  história.

Até mais, pessoas. 

You Might Also Like

9 comentários

  1. Nunca levei a sério o que esse pessoal falava sobre a 5ª onde, eu particularmente achei a capa um pouco feia e fez com que eu desanimasse ainda mais do livro. Mas como é distopia e como gente continua falando bem, ainda mais com a ajuda da sua resenha, espero que um dia eu possa lê-lo! :)

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai, por mim, faz ANOS que eu estava enrolando com 5ª onda e esse foi um dos piores erros que já cometi, kkk... É sério, ameeei o livro e tenho certeza que você também pode gostar ;) quanto a capa, alguns dos melhores livros que já li tinham a capa horrível, também... (PJO, Jogos Vorazes, TMI)
      Bjs, Juh.

      Excluir
  2. OI Juh tudo bem? Ainda não li o livro, mas fiquei bem interessada desde que vi o lançamento, parece ser ótimo e deu o que falar! gostei do que li em sua resenha, parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Joi!! Fico muito feliz que gostou da resenha é o livro é S E N S A C I O N A L, ok??? Leia!! É uma ordem, kkk ;)
      Bjs, Juh.

      Excluir
  3. Juh, seu gosto literário é maravilhoso! Haha. Amo esse livro. Precisamos da continuação ;-;
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^-^ Igualmente, na verdade ;) 5ª Onda é perfeito, não é?? *--* eu estou SURTAAANDO sem a continuação T-T, mas talvez eu consiga ler em Inglês O.O
      Bjs, Juh.

      Excluir
  4. Só vim dizer que concordo com gênero, número e grau. Eu fiquei com A 5ª Onda exatamente 1 ano parado na minha estante. Quando lembro que ele ficou 1 ano pegando poeira sinto vontade de me socar. E pra que não leu ainda só digo uma coisa; vocês estão perdendo tempo em não ler esta obra maravilhosa.
    Já li O mar infinito e estou arrancando os cabelos por causa do último livro.
    Bjos
    http://www.cronicasdoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UM ANO?? Isso é praticamente um crime, Luanna!! Kkk, enfim, NÃO ESFREGA NA MINHA CAARA!! Eu ainda n li o Mar Infinito, mas pretendo muito em breve, porque simplesmente NÃO ESTOU AGUENTANDO FICAR SEM O.O
      Bjs, Juh ;)

      Excluir
  5. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional