Incendeia-me, um final meio... Legal?

15:22

*esse é o terceiro livro e, para saber do que estou falando, confira antes as resenhas do primeiro e do segundo*

Ei, pessoas, tudo numa boa? Hoje eu vim aqui para resenhar mais um livro da trilogia Estilhaça-me, da Tahereh Mafi. Agora é a vez de Incendeia-me, o último, prometo.

Autor(a): Tahereh Mafi
N° de Páginas: 384
Editora: Novo Conceito
Trilogia Estilhaça-me
Ano: 2014
Título Original: Ignite Me
Nota: ★★★
Sinopse: O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado.Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O
Restabelecimento não sobreviverá.
Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.





Nesse último volume, Juliette está decidida a não ser mais a menininha medrosa que era antes. Depois de uma catástrofe que muda completamente tudo, ela tem a chance de finalmente aprender a lidar com seus poderes e iniciar uma revolução. Mesmo que, para isso, ela tenha que contar com a ajuda de Warner.

Sobre o enredo, a qualidade caiu. Ficou muito confuso (principalmente nas cenas de ação) e definitivamente, o final foi uma enorme decepção (prefiro não comenta). Sem contar que tive a impressão de que algumas coisas aconteceram muito rapidamente e outras muito devagar.

Falando em decepções, acho que algumas pessoas vão gostar de saber que a protagonista, Juliette, evoluiu no meu conceito. Sabe como dizem "admitir o erro é o primeiro passo para a recuperação". Nós podemos ver que ela, agora, está menos inútil e, por incrível que pareça, está tentando ajudar,
ainda que seja muito idealista. Em algumas partes, tive vontade de sacudi-la para fazê-la parar com todo o papo "juntos somos mais fortes".

Sobre o Warner, fico muito contente em dizer que o personagem teve uma participação maior nesse último livro. Porém, me entristece o fato de que ele me deu raiva em certos momentos. Achei ridícula a ideia de que, de uma hora para outra, ele simplesmente mudou. Tudo de errado na verdade estava certo.

Agora, em relação ao Adam, tenho que admitir que prefiro ele em Incendeia-me, pois ele deixou de ser aquele protagonista que era quase um secundário. Se não me engano, na última resenha mencionei que ele me dava sono. Bom, ele definitivamente parou com isso, ainda que de uma forma meio errada.

Sobre o romance, não quero deixar escapar nenhum spoiler sem querer, então vamos apenas dizer que algo anormal aconteceu e não sei se estou feliz ou triste. Claro, eu já esperava, mas mesmo assim... 

Agora, os pontos negativos e positivos. Se eu fosse organizar em uma tabela, na parte negativa estaria: clichê, protagonista desinteressante, romance relativamente fraco e final decepcionante. E na positiva: Leitura fluída, ótima distopia, bons personagens secundários, enredo e escrita excelentes (na maior parte do tempo).

Bom, é isso, gente. Acabei de fechar essa sequência de resenhas de Estilhaça-me e espero que tenham gostado, eu pretendo começar a postar mais desse jeito em breve, porque não é algo que o ocorre muito por aqui. O que acham?

Até mais, pessoas.

You Might Also Like

6 comentários

  1. Sua resenha me despertou um interesso imenso por tal. Vou ver se consigo ler,rs
    Você escreve muito bem, parabéns, Ju Miy.
    http://sonatadomedo.blogspot.com.br/2015/06/conto-case-se-comigo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar dos pesares, recomendo a trilogia, viu? Ah, e obrigado pelo elogio *.*
      Bjs, Juh.

      Excluir
  2. Que escrita linda! Fiquei bastante interessado pelo livro. Linda postagem! E ótima resenha!

    http://livrosmaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Guilherme! Espero que goste do livro ;)
      Bjs, Juh.

      Excluir
  3. Oi JUh!
    EU li sua resenha por cima, mas juro que nao foi de proposito - eu li Estilhaça-me e até hoje nao li liberta-me nem os demais, só destrua-me. Então fiquei um pouco fora dos spoilers dos primeiros paragrafos...
    Que pena que o final foi meio sem graça pra voce :S espero gostar - ou nao- dele rsrs vamos ver se leio esse ano ainda... Saudades do Adam :xxx
    Adorei conhecer seu blog :)
    ja aproveitei e segui :)
    Abraços!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não leu o resto da trilogia?? Sem problema, hehehe... Se estiver interessada, também resenhei Liberta-me...
      Bom, de qualquer forma, realmente espero que você goste (e leia), viu? Ah, e também que volte para gente conversar...
      Bjs, Juh.
      P.S: Muuuuito obrigada por seguir ^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional