Estilhaça-me, por favor não me decepcione...

15:40

Ei, pessoas, tudo numa boa? Hoje eu vim aqui para resenhar um livro surpreendentemente bom. Quer dizer, não esperava gostar tanto, porém, o enredo foi bem construído, tal como o universo e os personagens. Sem mencionar, é claro, que fazia um tempinho que um livro não mexia tanto com o meu "emocional".  

Autor(a): Tahereh Mafi
N° de Páginas: 304
Editora: Novo Conceito

Trilogia Estilhaça-me
Ano: 2012
Título Original: Shatter Me
Nota: ★★★★
Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Estilhaça-me  é uma distopia que conta a história de Juliette, uma garota trancada a 264 dias. O motivo? Seu toque é letal.
Então, um dia ela é solta. Mas, como nada é tão simples assim, ela se vê num mundo diferente do que era antes. Onde tudo que sobrou foi devastado por guerras e a sociedade é comandada por líderes manipuladores que adorariam usá-la como arma. 


Já ouvi várias pessoas dizendo que detestaram a trilogia. Bom, ainda não sei se discordo completamente, pois só li o primeiro livro, mas posso afirmar que, até agora, a autora não me decepcionou nenhum pouco.

O enredo não fica maçante em nenhum momento, Tahereh Mafi soube esconder as informações importantes muito bem, de forma a nos deixar curiosos. Sem contar, é claro, que é uma surpresa atrás da outra o tempo inteiro.

O mundo distópico onde a história se passa é, na minha opinião, bem realista, ou seja, algo que poderá acontecer com mais facilidade num futuro nem tão distante assim. A camada de ozônio desapareceu e, com isso, os alimentos acabaram, os animais foram extintos, mas principalmente, houveram inúmeras guerras que, querendo ou não, acabaram gerando mudanças e, uma coisa bem interessante, é que somos apresentados à elas junto com a protagonista. 

Falando sobre a Juliette, tenho o prazer de dizer que ela, diferente de várias outras, não é mimada ou inútil, pelo contrário, é bem pé no chão. Fica com medo em algumas horas e é corajosa em outras. Mafi também soube retratá-la com excelente precisão, considerando tudo pelo que teve que passar. 

Sobre o resto dos personagens, não vou falar muito, porque acho que pode ser um spoiler. A única coisa que posso dizer é que há um vilão de dar raiva (de um jeito bom, prometo) e um mocinho apaixonante (também de um jeito bom, por enquanto).

Agora, falando sobre o romance, estava meio receosa no início, mas passou com o tempo. Não achei o casal meloso demais, o que é um bônus.

Pontos positivos e negativos? Prefiro não comentar agora, vou esperar os últimos dois livros.

Bom, sobre o modo de escrita da autora, reflete muito bem a mente por vezes confusa da Juliette. Ainda é muito cedo para dizer, mas tenho grandes expectativas em relação aos próximos volumes da série.

É isso, gente. Alguém aí já leu? Gostou da resenha? Tem algo a dizer? Comente, eu adoro conversar ;)

Até mais, pessoas.


You Might Also Like

16 comentários

  1. minha opiniao foi um pouquinho diferente do que a sua, ainda nao li todos os livros, so o primeiro tb, mas to com receio de começar o segundo, se bem que todos dizem que eh melhor que o primeiro. a premissa do livro eh mt boa, faz a historia ser maravilhosa, mas ai tem um final daquele que pra mim foi uma bosta, masss gosto eh gosto ne?
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Lud, tudo numa boa? Que bom ver você aqui (de novo)!!
      Olha, eu sou suspeita para falar, porque acabei de terminar o segundo livro, mas minha dica é: LEIALEIALEIALEIA os próximos;) É sério, você não vai se arrepender.
      Bjs, Juh.
      P.S: E depois volta aqui pra gente conversar, viu??

      Excluir
  2. Oi alma gêmeaaa, seu blog é muito lindinho!
    Amo Estilhaça-me, amo,amo, amo, amo demais, mas faz tanto tempo que li, que nem me lembro mais o porquê disso direito ;-;
    Eu só tinha lido o primeiro volume mesmo, mas já achava que o Adam e a Juliette eram vida, mas parece que vai rolar uns tre-le-le lá com o Warner. Não sei de onde tiraram isso, gente!
    Espero reler e continuar amando <3
    E que bom que gostou do livro ^.^
    Beijos,

    http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Renata, Estilhaça-me (na verdade, Liberta-me) está me devendo horas de sono!! Eu realmente não esperava, mas a trilogia está me surpreendendo de um jeito incrivelmente bom >.< e é claro que o Adam e a Juliette vão ficar juntos, porque o Warner é MEU ;)

      Bjs, Juh.

      Excluir
  3. Ahhh sério! Fiquei muito curiosa com essa trilogia! Já vi que muitos detestam e outros falam bem demais! Mas sua resenha me deixou mesmo interessada. Vou ler e tirar minhas próprias conclusões né rsrs.
    Seu blog é incrível! Faz tempo que não vejo um blog tão organizado e legal como esse!
    Beijos!
    www.guardiadememorias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Jesiélle,
      Também já ouvi um moooonte de gente falando mal de Estilhaça-me, mas, como sou teimosa, decidi ler e acabei gostando! Ainda não terminei a trilogia, então não sei se o final vale a pela, em todo caso, recomendo *.*
      Bjs, Juh.
      P.S: Depois que terminar de ler, volta aqui pra gente conversar, viu??! ;)

      Excluir
  4. Só eu odiei o final ? E o que me fez desistir de comprar o próximo ?! Hahahaha

    Www.120min.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vou mentir, também odiei o final... Maaas, li o segundo recentemente (tipo a algumas horas atrás) e arrisco dizer que Liberta-me é melhor que Estilhaça-me ;)
      Bjs, Juh.
      P.S: 120 min?? Acho que eu já conhecia seu blog ^^

      Excluir
  5. Ainda não li nenhum
    eu tinha vontade de ler, mas passou, nem sei dizer porque
    eu vejo muita gente dizendo que não gostou do final
    e isso é bem frustrante

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ SORTEIO 1 / SORTEIO 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, ainda não cheguei no final da trilogia, mas, até agora, recomendo bastante a leitura ;)
      Bjs, Juh.

      Excluir
  6. Adorei saber que você gostou do livro porque comprei, só to esperando acabar as leituras obrigatórias para ler ^^
    Que blog lindo, parece aqueles portais super famosos, sério, o layout é perfeito e a forma das postagens *oo* Parabéns, seguindo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente, muuuuito obrigada por seguir (e também gostar do blog), me deixa feliz pra caramba ^^
      E depois, LEIA porque estou precisando urgentemente de pessoas pra conversar sobre essa trilogia *0*
      Bjs, Juh.
      P.S: super famoso?? Acho que ainda não, hehehe ;)

      Excluir
  7. Pode parecer até estranho, eu já vi esse vídeo em várias livrarias e muita gente me recomendou falando que era bom, mas eu nunca procurei saber sobre ele ou qualquer coisa do título. Acabei lendo sua resenha e o livro é totalmente diferente do que estava na minha cabeça, me deu uma super vontade de ler, sério mesmo! Adorei a resenha e segui!
    Um beijo, Tati!

    http://tatireads.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já tinha visto ele várias vezes, mas nunca me interessei (acho que por causa das capas horrorosas). Agora, eu suuuper recomendo *.*
      Bjs, Juh.
      P.S: Brigada mesmomesmomesmo por seguir ^^

      Excluir
  8. Incendeia:me: aquele final é real? É apenas aquilo e nada mais? Acabou a história assim, do nada?
    Estou pasma, decepcionada. É sério gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi meio que que a minha reação também hahahah ;)
      Bjs, Juh^^

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional