MOS | Por Lugares Incríveis, Jennifer Niven

20:35

Ei, pessoas, tudo numa boa? Então, eu sei que vocês já devem estar cansados das minhas desculpas esfarrapadas, por isso, só vou pular toda essa parte e ir ao que realmente interessa, ok?

Eu li recentemente um livro que mudou a minha vida. Por Lugares Incríveis, da Jennifer Niven, na minha opinião, é uma mistura de John Green com Jennifer Brown. E tudo isso, o humor, os personagens, o enredo, me fez chorar mais de uma vez. Simplesmente não tem como não se emocionar, nem mesmo um pouquinho, com a leitura. 

Autor(a): Jennifer Niven.
Tradução: Alexandra Esteche.
N° de Páginas: 336.
Editora: Seguinte. 
Livro Único.
Ano: 2015.
Título Original: All The Bright Places.
Nota: ★★★★★+♥

Sinopse: Por Lugares Incríveis - Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.



Para Theodore Finch (ou, simplesmente, Finch), a Torre do Sino do Colégio parecia um bom lugar para morrer. Alto o suficiente, ninguém se importaria (isso é, sem contar as pessoas que veriam seu corpo num estado deplorável beijando o chão). O problema é que, veja bem, ao chegar ao parapeito, acaba encontrando Violet, uma garota que, segundo ele e todo o resto da população, não tem motivo nenhum para estar lá. Então, após perseguições, visitas a montes ligeiramente decepcionantes e um trabalho de Geografia, quem sabe os dois encontrem as mudanças que estavam procurando.

O livro é divido entre o Finch e a Violet, pois cada um possui seu próprio capítulo. Não há como negar que o personagem mais interessante é, com certeza, o Theodore, mas eu gostei de haver o ponto de vista de ambos. O crescimento de ambos, melhor dizendo. 

Falando no Finch, ele é complicado, de um jeito bem adolescente, às vezes, e outras bem adulto. Ele inventa versões de si mesmo para poder achar uma em que se encache, mas também lida com problemas como seus "apagões", períodos de tempo em que ele não se lembra de nada, e ainda consegue ser bem humorado e encantador.

Sobre a Violet, não há muito sobre o que comentar. Quer dizer, sinto muito pela perda de sua irmã, mas eu esperava uma personagem mais interessante. Porém, todo o percurso que ela percorreu até se tornar A Ultravioleta Markante me impressionou tanto que acredito que esse foi objetivo particular no livro. 

Sobre o enredo, não acho que pode ser considerado um dos mais elaborados que já vi, mas, de qualquer forma, me emocionou mais do que qualquer outro bem-calculado. A parte boa é que, pelo menos para mim, não pareceu cansativo (li bem rapidinho, até) e, definitivamente, nem um pouco previsível. 

A Jennifer Niven escreve muito bem e, principalmente, retrata coisas, aborda assuntos, extremamente complicados com simplicidade. Ela entrou com louvor para o meu Hall de favoritos...

Quanto ao romance, eu achei que superou minhas expectativas. O relacionamento deles é simples quando precisa de simplicidade e complicado quando tem que ser. Nada de lamúrias e mimimis que vemos frequentemente.

Agora, sobre o final, só tenho uma única e dolorosa coisa a dizer: "esplendido de um jeito que destruiu meu coração".

Não posso dizer que recomendo a todo mundo, porque, apesar de ter adorado, não gosto da ideia de alguém ler Por Lugares Incríveis de mente fechada e depois criticá-lo à toa. Vamos, então, apenas dizer que leia se quiser, certo?

Até mais, pessoas. Eu prometo começar a postar com mais frequência, ok?

P.S: Eu sou resenhista de outro blog, cliquem aqui.
P.S²: Curtam a página do Facebook do Não Se Preocupe.
P.S³: Ah, e para quem já leu esse livro maravilhoso, recomendo também três outros livros maravilhosos. A Lista Negra, da Jennifer BrownCartas de Amor aos MortosAva Dellaira. Os 13 Porquês, Jay Asher.


You Might Also Like

23 comentários

  1. Adorei seu blog.. Já estou seguindo, e curti a pagina para não perder nenhuma novidade!
    Beijos.
    http://donamini.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. queria um post sobre livros em que você começava a ler e só terminasse de ler enquanto não chegava na última folha
    sabe aqueles livros emocionantes que da vontade de terminar logo? Esse é um desses?
    http://www.quartoemanexo.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Adalberto,
      Olha, Por Lugares Incríveis (na verdade, TODOS os livros que citei nesse post) com certeza é bem emocionante e eu, pelo menos, li em 3h sem parar, porque a narrativa é envolvente, os personagens são cativantes e o final é espetacular... Recomendo se está procurando algo emocionante ;)

      Bjs, Juh.

      Excluir
  3. Eu leria de boa esse livro, fiquei curiosa. Vou ver se acho ele por aqui. Aqui adorei a resenha. Xoxo' <3
    Não sou uma It | YouTube | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Lily,
      Suuuuuper recomendo ;) Por Lugares Incríveis é um livro sensacional >.<

      Bjs, Juh.

      Excluir
  4. Esse livro parece ser maravilhoso, já até coloquei ele na minha lista de desejados do skoob.
    Não vejo a hora de ler, pena que os correios demoram tanto
    a ansiedade me mata

    ⋙ ♥ Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ansiedade?! Sei como é isso, hehehe... Eu super recomendo a leitura, porque o livro é simplesmente fantástico ;)

      Excluir
  5. Aaaaaaah.. mas é lindo.. Amei a sinopse e quero ler..
    http://www.eaitolinda.com/
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeei, vou comprar!
    Adorei o blog, viu? Sucesso <3

    www.quasequeeucaio.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMPRE 0.0 É UMA ORDEM!!
      Bjs, Juh.
      P.S: Valeu pelo elogio ;)

      Excluir
  7. Parece uma ótima leitura, fiquei super curiosa para ler esse.
    Adorei a capa

    BeijO :*
    ✖ Tem sorteio rolando no meu Instagram, o prêmio será 2 máscaras para cílios, uma pra você e outra para a amiga marcada nos comentários, Participe!
    Blog Luanna Ravanelli / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Luanna,
      LEIA ESSE LIVRO! hehehe, a capa é mesmo linda, mas não é só isso, o livro é maravilhoso *.*

      Bjs, Juh.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Sinceramente? É uma leitura MA.RA.VI.LHO.SA ;)
      Bjs, Juh.

      Excluir
  9. Adorei seu blog, é lindo, parece ser um otimo livro haha, um beijo, to te seguindo, se puder retribuir, http://believe-infairies.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada Luisa, o livro é ótimo mesmo... Recomendo <3
      Bjs, Juh.
      P.S: Vou dar uma olhaolhadinha no seu blog, viu?

      Excluir
  10. Entrou para meu Hall de novos livros para ler, gostei do que você contou gosto dessa dificuldade dos personagens, de amadurecer de maneiras as vezes até estranhas e de livros nada peculiares.

    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eii, Aláina,
      Também adoro personagens assim <3 e, já que você gosta, NECESSITA LER ESSE LIVRO (é sério...), ok?

      Bjs, Juh.

      Excluir
  11. Parece ser uma leitura fantástica!

    www.pardemeiass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo!! Eu adorei (apesar dos pesares, hehehe)
      Bjs, Juh.

      Excluir

últimas postagens

Licença Creative Commons
Não Se Preocupe Com Isso de Júlia Miyashiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional